Operação “falso juiz”: Polícia Civil desarticula esquema de estelionato virtual em Goiás

26 de março de 2025 às 11:55

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quarta-feira (26), a Operação “Falso Juiz” para combater fraudes eletrônicas praticadas por um grupo criminoso. A ação, conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais de Rio Verde – 8ª DRP, cumpriu mandados em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nerópolis.

As investigações tiveram início em julho de 2024, após um morador de Rio Verde ser vítima de um golpe. O suspeito se passou por um juiz de direito para contratar serviços de transporte e induziu a vítima a adquirir diversos itens. Em seguida, simulou uma transferência bancária fraudulenta e convenceu a vítima a realizar dois estornos via PIX para uma conta de terceiros, resultando em vantagens financeiras indevidas para os criminosos.

No total, foram expedidos 12 mandados judiciais, incluindo três prisões preventivas e nove mandados de busca e apreensão domiciliar, além do sequestro de bens e bloqueios de contas bancárias.

O delegado Matheus Dutra, responsável pelo caso, atenderá a imprensa entre 9h30 e 11h, na sede da DERFRVA (Complexo das Especializadas), para fornecer mais detalhes sobre a operação. Os atendimentos devem ser agendados previamente.